Código do menu

sábado, 29 de dezembro de 2012



QUEM SOU
Sou Rose Mary Branco Lóes, nascida em Uberaba (MG), a 4ª filha de 6 irmãos, sou formada em direito, casada e mãe de dois filhos. Há mais de 40 anos venho trabalhando com a Arte. Deus me fez merecedora do dom da criação e de todo conhecimento que possuo na área de trabalhos manuais. A arte bate forte em meu peito. Desde pequena, já adorava fazer minhas bonecas, bordar as minhas roupas, presentear as pessoas queridas com pequenos mimos feitos por mim, que encantava a todos. Creio que  o meu trabalho representou muita coisa por todo esse Brasil. São mais de 500 revistas publicadas de minha autoria, pelas mais diversas editoras do ramo de Trabalhos Manuais. São caixas e caixas de cartas recebidas de todo esse Brasil. Como é gratificante. Esse meu blog é para compartilhar com todas vocês um pouco das minhas mais recentes idéias. Espero que gostem e sintam à vontade para tirar suas dúvidas, que o farei com enorme prazer. Deixem seus comentários, e sugestões de trabalhos que gostariam de ver publicados. Um forte abraço a todas vocês que visitarem meu blog que esta só começando.

Idéia para Pintar

Esta é uma outra opção floral de pintura em tecido, pintada com as tintas "Acrilex" e com os pincéis da "Condor" de várias numerações.

Idéia para Pintar

Esta é uma pintura em tecido, pintada com as Tintas da "Acrilex" e com os pincéis da "Condor", com várias numerações.

Bordado Floral

Use e abuse das cores. Borde com os pontos: margarida, haste, aranha, corrente (nas flores redondas), nózinhos franceses, cheio e rococó. Use vários tons de verde. Borde com as linhas de novelinho da "Corrente", com um fio de linha na agulha.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

PAINEL PINTADO EM TECIDO EMBORRACHADO

Este painel foi pintado no tecido emborrachado, com as tintas para tecido da "Acrilex". Primeiramente foi feito um fundo com a tinta dissolvida na água, e depois feita a pintura. Usei pincéis de várias numerações da "Condor. Use e abuse nas cores. Quanto mais colorido mais bonito fica. Depois de seca a pintura, passar um verniz fosco, antes de colocar a moldura. Ele também pode ser pregado na parede, e feita a moldura em madeira ou com massa corrida em toda sua volta. Aproveite a idéia e o resultado será surpreendente!

Paisagem Bordada nº 2

Amigas, hoje terminei mais uma paisagem bordada para vocês tirarem idéias. Muito simples de bordar, apenas com os pontos, haste, margarida, cheio, matiz, corrente e nózinhos franceses. Quanto as cores e linhas, use a criatividade ou borde com as mesmas cores. Este bordado foi feito com as linhas Mouliné Anchor da "Corrente", apenas dois fios de linha na agulha.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012


Toalha para Lavabo ou Pano de Prato

Esta é mais uma idéia com bordados em rococó, ponto reto e ponto haste. Esse motivo pode ser feito nos mais diversos tipos de peças. Borde com linhas de novelinho da "Corrente" mesclada ou até mesmo com as linhas para crochê. Acaba ficando tudo lindo. Faça o acabamento de sua preferência, ou seja crochê, bordado inglês, macramê, etc.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Pano de Prato com Rococó

Modo de Bordar:
Bordar as flores com o ponto rococó, as folhinhas com o ponto reto, pegando cinco vezes no mesmo lugar, e o galhos com o ponto haste. Bordar as quatro florzinhas compridinhas com o ponto picuru. Depois postarei o passo a passo do ponto picuru. Bordar com as linhas de novelinho mescladas da "Corrente".

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Boneca de Pano

Close do Rostinho
Esta é amesma bonequinha de Natal em outra versão. Eu amo esta bonequinha!

Boneca de Pano

Essa é mais uma idéia de boneca de pano, feita com tecidos de algodão e o enchimento é com algodão sintético. As florzinhas usadas nos acabamentos são japonesas e de papel. Dão um toque muito especial. Aproveite a idéia.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PADRE THOMÁZ DE AQUINO PRATA

Quanta alegria nesta dupla data que é a comemoração de seus 90 anos e do lançamento de mais um precioso livro de sua autoria "CRÔNICAS". Não temos palavras para felicitar um grande homem cristão e um excelente escritor. Primo querido de meu marido, sou sua grande fã e admiradora de seus talentos e de sua pessoa. Que esta data possa lhe trazer grandes alegrias e muitos anos de vida. É o que desejamos, Rose, Lauro Juarez, Morgana e Fernando. PARABÉNS.
Rose Lóes

Pano de Prato de Galinha (3º da coleção)

Material Utilizado:
  • Retalhos de tecidos de algodão, nas cores: amarelo ouro, vermelho, estampadinho, tons de verde, marrom;
  • Linhas para bordar de espessuras e cores variadas;
  • Papel termocolante;
  • 02 rosinha de crochê.
Modo de Fazer:
Passar o risco para o papel termocolante. Com o auxílio do ferro de passar roupa, colar no avesso do tecido. Recortar toda a volta da aplicação, e pregar no pano de prato nos lugares indicados no modelo com o ferro de passar roupa. Bordar as aplicações com o ponto de casear, os galhos e a borboleta em ponto haste. Pregar as florzinhas de crochê nas duas pontas do galho, com pontos invisíveis. Dar acabamento no centro da florzinha com um botão de madeira. Bordar as flores com o ponto picuru. Fazer o crochê em toda volta do pano de prato, com uma linha combinando com o bordado.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Flor do Cactus

Fica hoje esta belíssima imagem, de quanto a natureza é bela e perfeita. É uma flor de cactus, do jardim da minha casa. Ela se abre ao anoitecer, floresce na madrugada, nos oferecendo um bellíssimo espetáculo para os apreciadores da madrugada. Ela começa a morrer logo ao amanhecer Achei que valia a pena publicar esta foto. O seu nome científico é Celenicereus vittini.

Bonecas Natalinas

DICAS:
Essa é a minha boneca preferida. A roupinha é conforme a data. É um mimo muito especial para presentear os entes queridos. Espero que goste da sugestão.

Uma Idéia para Aparador

DICAS:
Este arranjo também foi montado da mesma forma do outro, com a diferença que foi feito em um vaso de cristal.

Árvore de Natal

DICAS:
Esse ano resolvi fazer uma árvore bem artesanal. Peguei galhos de jabutucabeira, coloquei em um pote de barro coberto com tecido de natal, e preguei com cola quente tudo que tinha na frente: bolinhas douradas, fuxicos com panos natalinos, corações, bolas vermelhas , douradas, laços, moranguinhos feitos de pano, etc, etc., Observe no lado direito, tem até um ninho de passarinho. Depois coloquei alguns arranjos de flores e papais noeis em volta do arranjo. Dei um laço no pé da árvore e colei algumas bolas grandes. Ficou bem charmosa e simples.

Arranjo de Natal

DICA: 
Esse arranjo foi montado com galhos de uma árvore de natal antiga que quebraram, algumas flores brancas e vermelhas  que tinha em casa, um balde velho que cobri com um pano com motivos natalinos, algumas bolas com e sem glitter, e cola quente. Ficou surpreendente o resultado.

Paisagem Bordada

Dicas:
Esse Bordado foi feito com as linhas Mouliné Anchor da "Corrente" com dois e quatro fios de linha na agulha. Foi bordado com os pontos: nózinhos franceses, matiz, corrente, reto, haste, rococó, cheio. 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Enfeite para Maternidade

Modo de Fazer:
Laquear uma moldura de porta retrato. Pregar os tecidos com cola branca, como mostra a foto. Fazer uma bonequinha e pregar com cola quente. No outro lado fazer um buquê de florzinhas, pregar com cola quente juntamente com um lacinho de juta e outro de cetim. Fazer a alça de junta com duas bolas de madeira de cada lado e pregar no verso do quadro. Cobrir uma plaquinha de MDF com tecidos como mostra o modelo. Unir ao quadrinho com juta e bolinhas de madeira.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Enfeitando os Cestinhos do Bebê

Modo de Fazer:
Faça florzinhas de crochê no tom desejado, com pétalas duplas. Faça algumas folhas de fuxico em tom de verde, e pequenos botões de tecido estampadinho. Pregue nos cestinhos brancos com auxílio de uma cola quente. Pregue botões de madeira em cima de cada flor para dar acabamento, juntamente com lacinhos de juta ou palha da costa. Monte seu arranjo da maneira que quiser.

Lembrancinhas para Maternidade

Modo de Fazer:
Corte os coraçõeszinhos no americano crú,  no tamanho desejado, contorne toda sua volta com ponto de alinhavo. Faça um pequeno corte na parte da frente, e encha com algodão sintético. Recorte outro coração na cor rosa e pregue com cola branca por cima do recorte. Recorte um pequeno coração estampado e pregue por cima do coração rosa. Dê acabamento com um lacinho de juta bem fina. Pregue uma rosinha de crochê, juntamente com um botão de madeira. Na parte central, coloque uma alça de juta com uma bolinha de madeira. Enfeite uma cestinha de palha com florzinhas cor de rosa. Pregue os cartãozinhos nas lenbrancinhas.

Bordado com Pêssegos


Modo de Bordar:

Siga a mesma maneira de bordar do modelo de morangos, alterando somente as cores. Utilize sempre tecidos de algodão.

Bordado com Morangos

Modo de Bordar: 
Esse tipo de bordado é um pouco diferente. Contorne o motivo com ponto corrente bem miúdo, e vai fazendo várias carreiras, unindo uma nas outras por uma alcinha do ponto corrente, até preencher todo o motivo (coroa, morangos e folhas). Borde os galhos em ponto haste, as flores em ponto aranha. Borde com linhas Anchor Mouliné da "Corrente" ou as de novelinho. Se tiver outros tipos de linha, use a criatividade. O efeito será o mesmo.

Pintura de Papai Noel

Modo de Pintar:
Utilize sempre pincéis macios da "Condor" em várias numerações. Utilize as Tintas "Acrilex" para tecido nas cores: vermelho vivo, vermelho escarlate, pele, branco, azul turquesa, preto, sépia, verde folha, verde pinheiro, verde oliva. Depois de seca a pintura contorne com a tinta Dimensssional  "Brilliant" na cor ouro. Utilize esse motivo para almofadas, quadro, ou caminho de mesa.

Imã para Geladeira:


Modo de Fazer:

Transfira o risco para o tecido emborrachado. Pinte com pincéis macios da "Condor" e com as Tintas "Acrilex" para tecido. Utilize as tintas Dimenssionais com Glitter para dar um toque especial ao trabalho. Pode-se usar dourada ou cobre. Depois de seca a pintura recortar com a tesoura e passar um verziz fosco. Pregar o imã em folha por divesos lugares no lado de trás do motivo.

Pano de Prato

 Biquinho de Crochê
Material Utilizado:
  • Retalhos de tecidos de algodão, nas cores: salmão, vermelho e estampadinho;
  • Linhas para bordar de espessuras e cores variadas;
  • Papel termocolante;
  • 01 rosinha de crochê, ou um fuxico.
Modo de Fazer:
Passar o risco para o papel termocolante. Com o auxílio do ferro de passar roupa, colar no avesso do tecido. Recortar toda a volta da aplicação, e pregar no pano de prato nos lugares indicados no modelo com o ferro de passar roupa. Bordar as aplicações com o ponto de casear, os laços com o ponto palestrina, a borboleta em ponto haste e as letras com o ponto atrás. Pregar a florzinha de crochê no centro do coração vermelho com pontos invisíveis. Fazer o miolinho com nózinhos franceses. Fazer o crochê em toda volta do pano de prato, com uma linha combinando com o bordado.




sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Pano de Prato

Material Utilizado:
  • 50 cm x 70 cm de sacaria branca;
  • Retalhos de tecidos: vermelho, estampadinho, bege, xadrez de marrom com branco, laranja;
  • Linhas para bordar de várias espessuras e cores;
  • Papel termocolante;
  • 01 rosinha de crochê, agulhas para bordar de várias espessuras.
Modo de Fazer:
Passar o risco das aplicações para o papel termocolante, com suas respectivas cores. Transferir as aplicações para o tecido com o auxílio de um ferro de passar roupa. Bordar as aplicações com o ponto de casear. Bordar as borboletas com o ponto haste, o matinho com ponto reto e as flores com o ponto picuru e nózinhos franceses.

DICAS:
1. vocês podem utilizar para bordar todos os tipos de linha para crochê, tais como Cléa, Carla, Camila, Anne, Anchor Mouliné, etc.
2. As linhas mescladas dão um efeito muito bonito e diferenciado nos bordados e acabamentos;
3. Faça sempre os acabamentos combinando com os bordados.

Pano de Prato

Material Necessário:
  • 50 cm x 70 cm de sacaria branca;
  • Retalhos de tecido de algodão preto de bolinhas brancas;
  • Retalhos em tons de verde;
  • Retalho estampado (para a flor);
  • Linhas coloridas para bordar;
  • Papel termocolante;
  • Um botão de massa vermelho (para o centro da flor).
Modo de Fazer:
Transferir o risco para o papel termocolante. Recortar toda a sua volta, e pregar no tecido com auxílio de um ferro de passar roupa. Pregar toda a aplicação com ponto de casear. Bordar as flores com ponto picuru, os galhos em ponto reto. Fazer uma florzinha de crochê e pregar no centro da flor juntamente com um botãozinho. Bordar as borboletas em ponto haste. Bordar o cale das flores e flor (3 colunas) com o ponto haste.
Ponto de casear
Ponto haste


Obs: aguardem uma lindíssima coleção de panos de prato com galinhas.